José Fornari: educação e saúde na prática
Nesta semana em que assistiremos à finalização das eleições 2012 nas cidades onde houve 2º turno, gostaria de lembrar de um prefeito importante para o desenvolvimento de São Bernardo do Campo: José Fornari.
O médico ingressou na política em 1945, quando foi prefeito de Monte Alegre do Sul, sua cidade natal.
Em 1947, já morando por aqui, elegeu-se prefeito de São Bernardo pelo Partido Social Progressista, para mandato de quatro anos, no período de 1948 a 1951. Foi o primeiro prefeito eleito pela vontade do povo.
Seu programa foi repleto de melhoramentos para nossa cidade, principalmente em dois pontos muito tocados durante a batalha eleitoral deste ano: educação e saúde.
Ele lançou o Plano Educacional José Fornari, que propiciou a construção de salas de aula de emergência. Também nos trouxe um ginásio estadual, uma escola de comércio e um curso de madureza, tão importante na época.
Quanto à saúde, instalou o primeiro posto, no antigo casarão colonial da atual praça Lauro Gomes.
Em seu governo, a cidade ganhou o primeiro hospital, o São Bernardo, instalado em um antigo casarão da família Setti, junto à Frei Gaspar. Também foram iniciadas as obras do Hospital Padre Anchieta.
Preocupou-se com o problema do calçamento da cidade e do abastecimento de água.
No governo Fornari entraram em vigor duas leis importantes: a de estruturação do funcionalismo municipal e sua classificação de cargo, e a que exigia a construção de muros e passeios em terrenos baldios.
José Fornari, falecido em 1967, foi considerado um defensor dos interesses reais do município, amigo incondicional dos humildes e trabalhadores.
Um administrador que não apenas pautou suas propostas a partir da saúde e da educação, mas que fez a diferença nestas duas áreas de atuação.
Um exemplo a seguir pelos recém-eleitos. Porque de promessas não se fazem boas gestões – e disso, nós já sabemos de cor.
Tunico Vieira
Tunico Vieira é professor-mestre da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo