Fiscalização: papel do Vereador
Na última semana, iniciei uma série de visitas a obras em São Bernardo do Campo. Sair do gabinete e acompanhar a vida dos 400 quilômetros da cidade é sempre um presente.
São Bernardo é diferente das outras cidades: tem dinamismo, pulsa continuamente em suas atividades econômicas e culturais e no desenvolvimento diário de suas indústrias.
O problema do município gira em torno do crescimento desordenado de décadas passadas, o que causou a ocupação de áreas de mananciais, o empobrecimento dos recursos ambientais e, consequentemente, da qualidade de vida da população.
Infelizmente, estes problemas não se resolverão da noite para o dia. É preciso que muito trabalho e investimentos sejam feitos para, ao longo dos próximos anos, conseguirmos atingir níveis maiores de bem-estar.
Vale ressaltar que, para que isso ocorra, torna-se essencial a capacitação do administrador. Olhar atento, inovação, investimento em parcerias e, é claro, o correto emprego do dinheiro público agilizam a solução dos problemas.
Minha constante agonia é em relação aos jovens, para que não apenas votem, mas tenham noção do que é administrar, pois assim podem escolher melhor seus governantes e cobrar deles a boa administração prometida na campanha.
Como cidadão e vereador de São Bernardo, faço minha parte: visito as obras, exercendo meu papel de fiscalizador. Pois a partir do momento em que as indicações, requerimentos e projetos de lei saem do meu gabinete e vão para a mesa do prefeito, cabe unicamente a este último a execução dos pedidos e reclamações, restando a mim o papel de fiscalizar. E por isso se faz tão importante estar nas ruas, observando o desenvolvimento da cidade.
Acesse meu site www.tunicovieira.com.br e veja as fotos que tirei das obras visitadas. E seja você também um fiscalizador!
Tunico Vieira
Tunico Vieira é professor da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo