Associação dos Funcionários Públicos: lazer em SBC
Há quase 60 anos, a Associação dos Funcionários Públicos do Município de São Bernardo do Campo é ponto de encontro na cidade.
Atividades físicas, confraternizações e tantas outras opções de lazer dão espaço também a palestras e cursos, num ambiente de amizade e integração.
A ideia de fundar uma associação com sede própria surgiu em meados de 1953, pelo prefeito Lauro Gomes. Até então, um grupo de funcionários públicos se reunia, informalmente, numa casa no Centro da cidade.
Além de muito bate papo, o grupo se divertia com os bailinhos de domingo. Usando a vitrola de René Luiz Cassetari e os discos de Rita Zincáglia – hoje vice-presidente da associação/funcionários inativos –, Abib Riskalah comandava o som.
Enquanto isso, o professor Joaquim Antonio Escobar Bueno Filho controlava a moçada para que nada fugisse à ordem!
Depois vieram os bailes de carnaval. Foi quando Lauro Gomes, observando o sucesso, resolveu ceder espaço para a construção de uma sede própria para as atividades de lazer dos funcionários públicos.
Com a ajuda de Sigismundo Sérgio Ballotin, que era vereador, Jaime João Franchini, Secretário de Finanças da Prefeitura, e por meio de um sistema de arrecadação de verbas organizado por Clarivalde Versolato – hoje presidente do setor dos funcionários inativos – a Associação se concretizou em 1957.
Atualmente, a Associação possui três sedes: Urbana, Náutica e Campo Nova Petrópolis. Funcionários públicos estaduais, federais ou municipais podem se associar, desde que residentes em São Bernardo.
A área que mais frequento é o conjunto aquático, com quatro piscinas externas e duas aquecidas. Sou sócio há 35 anos, e nado lá desde 1983.
Aproveito para mandar um grande abraço ao Chicão, Osmar, Margarida, Zig, Saleta, Cibele, Cíntia, Sergio Bafile, o Magal, Adauri , Mane e Onias, meus professores, além do nosso Presidente Arouca, sua diretoria e funcionários, amigos cultivados com carinho na Associação dos Funcionários Públicos.
Tunico Vieira
Tunico Vieira é professor-mestre da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo