São Bernardo, Cidade Educadora

São Bernardo, seguindo seu perfil vanguardeiro, como constatamos na área cinematográfica com os Estúdios Vera Cruz (onde foram rodados inúmeros filmes de destaque do cinema nacional), na indústria automobilística (instalação das maiores empresas do segmento), na Cidade da Criança (primeiro parque temático do Brasil), se lança em mais um projeto audacioso, complexo e inovador: o projeto “Cidade Escola”.

Se entendermos e aceitarmos a educação como meio fundamental para se reverter um quadro inseguro e sem perpectivas pricipalmente para os jovens, São Bernardo servirá, mais uma vez, como o exemplo a ser seguido em todo o nosso território, já que não existe projeto similar ou com tanta abrangência como este proposto pela atual administração do município.

Tornar-se uma cidade educadora não é tão simples como aparenta. Porém, há que se ter coragem para enfrentar tamanho desafio.

A proposta do “Cidade Escola” é envolver todos os munícipes e voltar todas as ações para ações educativas como se fosse uma escola a céu aberto.

Evidentemente, trata-se de um projeto de longo prazo ou permanente, que requer mudanças completas de hábitos e de atitudes.

A administração pública tem consciência de que várias etapas terão de ser cumpridas antes de envolver o cidadão e trabalha para isso, como por exemplo:

  • Definir o conceito de escola/educação e cidade educadora:
    estabelecer linguagem única e atual, já que a escola não é a mesma de ontem e os objetivos de hoje não são os mesmos de ontem.
  • Formular políticas públicas a serem adotadas:
    deverá haver uma ruptura entre o tradicional e o moderno.

Se partirmos do princípio de que família, escola tradicional, estado, igreja e todos os espaços e ambientes sociais podem educar, entenderemos que todos os nossos atos sempre são educativos. Enfim, para obtermos uma transformação de tamanha envergadura, o engajamento de todos torna-se vital.

De pronto temos que louvar a proposta e a iniciativa e colaborarmos, como cidadãos, no que for possível e necessário para o seu sucesso.

Tunico Vieira
22/02/2008