A importância do Municipalismo

Muito se fala sobre a eficiência dos serviços públicos, e mesmo quando eles não são diretamente de atribuição do município, os indivíduos costumam associá-los à prestação local.

Isso é normal, pois embora a mídia reporte, segundo a segundo, tudo o que acontece no Brasil e no mundo, é na cidade que as pessoas se relacionam, têm seus problemas e tentam resolvê-los.

Por essa razão, meu partido, o PMDB, lançou recentemente uma cartilha, na qual apresenta o Programa de Governo Municipalista. O documento tem como objetivo discorrer sobre eixos de trabalho, todos baseados em ações desenvolvidas dentro da esfera municipal, visando à unificação das bases para as eleições do ano que vem.

É claro que o país, hoje, tem que ser um prestador de serviços eficiente. Mas como aqueles mais importantes – como segurança, educação, saúde – estão a cargo das cidades, podemos concluir que o prefeito representa a figura central no provimento de serviços de qualidade.

Nossa São Bernardo é a 14ª maior cidade do Brasil. Tem a dimensão e  arrecadação de alguns estados, e por isso deve ser tratada como uma unidade independente, ou seja, fazer com que os serviços sejam eficientes e fiscalizados de perto pelo governo local. Quanto mais próximo se gerencia a coisa pública, maior a qualidade e menor a chance de algo dar errado.

Tenho a convicção de que a municipalização dos serviços públicos é o melhor caminho para diminuir as desigualdades entre as cidades, facilitar a fiscalização por parte da população e deixar os estados e o governo Federal cuidando de problemas mais abrangentes.

Carrego essa bandeira desde o início de minha vida pública, há mais de 20 anos, e com certeza cultivarei esta semente plantada e defendida por meu partido.

Claro que mudanças de direcionamento como esta geram dúvidas e, principalmente, insegurança. Por isso, no próximo artigo, vou falar sobre as vantagens da municipalização em algumas áreas, como educação e saúde.

Até a próxima semana!

Tunico Vieira

Tunico Vieira é professor da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo