A importância do Servidor Público
O serviço público é sempre duramente criticado pela população. Porém, a maioria desconhece que um dos principais motivos para que a qualidade não melhore é a falta de valorização dos funcionários.
A prefeitura de São Bernardo do Campo conta com profissionais capazes, bem treinados, conhecedores das atividades e da realidade da cidade. Muitos deles estão há mais de duas décadas no serviço. É o caso dos oficiais administrativos, que ocupam um cargo na estrutura da gestão fundamental para o desempenho de todas as demais atividades.
Quando os servidores municipais concursados e efetivos forem prestigiados, quando forem escolhidos para os postos de chefia e comando, com certeza melhores serão os princípios básicos da prestação do bom serviço público. São eles:
- Continuidade dos trabalhos – independente do governo e partido em atuação;
- Modicidade – prestação do serviço “bom e barato”, não visando obter lucro;
- Genérico – para todos;
- Eficiente.
Para isso, os governos municipais precisam interferir o menos possível nesse processo.
Hoje, não há falta de material humano, mas sim o excesso de mentes atrasadas de alguns políticos, que preferem a colocação dos apadrinhados que ajudaram a elegê-lo ao invéz de optarem pela realização de novos concursos, o que resultaria na melhora das condições de trabalho e remuneração dos servidores.
Ainda que capacitados segundo os preceitos da empresa privada, essas pessoas desconhecem a máquina pública e, muitas vezes, não têm a formação adequada para desempenhar as funções que lhes estão sendo atribuídas. A carreira pública demanda a dedicação de uma vida inteira.
Enquanto não mudarmos essa visão de administração, ficará difícil alcançar os princípios do serviço público. Afinal de contas, para que serve um governo na cidade? Serve para prestar serviço de qualidade. E é isso que a população espera.
Tunico Vieira
Tunico Vieira é professor da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo