Ao som dos antigos Natais

Para muitos moradores antigos de São Bernardo do Campo, as festas de fim de ano trazem sons do passado. Músicas como as da Banda Carlos Gomes, formada pelas primeiras famílias que chegaram ao município.

A banda costumava sair pelas ruas no dia 31 de dezembro e só terminava o percurso na noite do dia 1º. Para saudar o Ano Novo, os músicos passavam tocando pelas ruas, e de quando em quando eram convidados a entrar numa residência para se servir da mesa de Natal.

Mesa esta que, aliás, era posta para a ceia, e constantemente abastecida para receber parentes e amigos, que visitavam uns aos outros até o Dia de Reis, data em que a mesa era desfeita.

Alguns moradores tradicionais de São Bernardo ainda conservam este hábito, como a sra. Rita Zincáglia, saudosa dos Natais de antigamente.

Ela era uma das integrantes de uma serenata que começava em um caminhão. Em cima dele, iam os instrumentos e seus músicos – todos integrantes das famílias que formaram a cidade. Além de violino, violão e acordeão, um piano embalava os cantores que seguiam o veículo a pé. A música encantava as pessoas, que iam se juntando atrás da cantoria.

Para as crianças, alegria extra: balas e pedaços de panetone iam sendo distribuídos ao longo da serenata. E para os adultos, vinho artesanal, produzido pelas famílias Cinco e Pioroni e também pelos Guazzelli.

Na véspera do Natal, as pessoas participavam da Missa do Galo. Quem gostava eram as crianças que, cansadas da vigília praticada neste dia, em que não se podia comer nenhum derivado de carne ou leite, esperavam ansiosas para comer chocolate.

Festas felizes, animadas, em que o mais importante era o convívio com a família e os amigos, e não o comércio exacerbado, como existe hoje. Comemorações que devem ser relembradas, para que o verdadeiro espírito do Natal brilhe nos corações de cada um, para que 2012 seja um ano de luz, paz e mais amor entre as pessoas.

Um maravilhoso Natal a todos!

Tunico Vieira

Tunico Vieira é professor da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo