Dia do Publicitário: um viva à criatividade!

Ao abrir minha agenda no primeiro dia do mês de fevereiro, descobri ser comemorado naquela data o Dia do Publicitário. Ao pé da página, me deparei com o seguinte pensamento: “A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo.”

Parei, então, para pensar o quanto deixamos de valorizar a criatividade, detendo-nos mais à importância do saber.

A infância é o período de maior capacidade criadora do ser humano, e a escola vive, assim, uma reestruturação, tentando submeter o antigo “passar conhecimento” pelo desenvolvimento contínuo do pensar, do refletir, do construir, de modo a gerar a necessidade e a possibilidade de se expressar a criatividade.

Afinal, nossas crianças já nascem ligadas no 220, aptas a comandar facilmente os botões de todos os aparelhos eletrônicos, a usar vários sentidos ao mesmo tempo e a argumentar desde a mais tenra idade.

De acordo com Piaget, a criatividade está em qualquer trabalho ou concepção de novas idéias, mesmo que modestos. Entre as condições para que a criatividade se origine, segundo ele, é preciso ler uma grande variedade de coisas, e não apenas os trabalhos da própria área, para que se possa promover uma visão interdisciplinar.

Sendo a criatividade uma função psicológica comum a todos, independente do talento ou da  maturação de uma capacidade mental, todos podemos criar, em maior ou menor grau.

A base desta criação está na combinação do antigo com o novo. O primeiro é formado pelas experiências vividas. Já o novo se expressa por meio da imaginação.

Muitas pessoas dependem diretamente do processo criativo em suas atividades profissionais, entre elas, o publicitário. Figura imprescindível nesta era multimídia, em que o sucesso depende, muitas vezes, da maneira criativa com que se veicula a informação. Como afirmava a frase inicial, “a imaginação envolve o mundo”.

Meus parabéns aos publicitários de nossa região, que com criatividade reinventam e colorem nossa realidade, nos mostrando novas ideias e diferentes formas de ver e sentir a vida!

Tunico Vieira

Tunico Vieira é professor-mestre da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo