Direito: um mundo de opções
No último sábado, fui ao colégio Singular onde estudei e que, nos últimos vinte anos, sempre retornei para participar do Encontro Profissional.
O evento é organizado pela instituição para ajudar os estudantes que ainda buscam o caminho a seguir no amplo universo do trabalho, disponibilizando a eles informações e conselhos que lhes sirvam de guia na escolha da carreira.
Algo que também me dá um prazer enorme nesse retorno ao colégio é a possibilidade de encontrar os amigos de tantos anos. E ver os novos projetos desta escola, que além de inovar a cada ano, mantém tradições valiosas, como essa do Encontro Profissional.
Este ano, durante minhas conversas com os alunos, surpreendentemente, quem se sentiu descobrindo – ou redescobrindo – o mundo fui eu.
Fazendo uma reflexão ao término das dicas que passei aos jovens, compreendi a versatilidade que a graduação em Direito havia me proporcionado aos longos de meus vinte anos de carreira.
Advogo desde 1991, além de fazer mestrado e tornar-me docente do curso de Direito.
Graças à minha escolha profissional, pude me especializar na área pública e ocupar vários cargos políticos e administrativos. Pela experiência obtida, também atuei na área de Relações Internacionais.
Não eram caminhos que eu imaginava ao ingressar na faculdade, mas que se abriram graças ao curso de Direito, um mundo de opções no mercado de trabalho, de diversas e diferentes oportunidades.
Hoje não tenho apenas orgulho da profissão que escolhi, mas também satisfação plena. O emprego é fonte de renda, porém o mais importante no trabalho é ser uma fonte de vida, que só se apresenta assim para aqueles que amam o que fazem.
Direito é a minha carreira de ontem, hoje e sempre.
Tunico Vieira
Tunico Vieira é professor-mestre da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo