Engenheiro Billings: novas visões aceleram o progresso
Nos fins de semana quentes e ensolarados, é impossível pensar em turismo e lazer em São Bernardo sem se lembrar dela: a Represa Billings. Maior espelho d’água da América do Sul, é ideal para a prática de esportes náuticos, como a vela, o windsurf e a motonáutica.
A represa foi idealizada nas décadas de 1930 e 1940 pelo engenheiro Asa White Kenney Billings, um dos empregados da extinta concessionária de energia elétrica Light. Inicialmente, a represa tinha o objetivo de armazenar água para gerar energia elétrica para a usina hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão.
O norte-americano Billings foi um engenheiro de hidrelétricas. Aos 14 anos, ele começou a trabalhar em tempo parcial numa usina dos Estados Unidos. Depois de formado na Universidade de Harvard, ele trabalhou em projetos elétricos em muitos locais diferentes ao redor do mundo.
Em 1922, chegou ao Brasil, onde passou quase todos os últimos 27 anos de sua vida. Aqui ele foi pioneiro da eletrificação.
Depois de alguns projetos iniciais, a partir de 1927, ele planejou e supervisionou a construção de uma barragem em todo o então chamado Rio Grande – hoje Rio Pinheiros. Concluída entre 1935 e 1937, foi criada com 127km² de reservatório.
Kenney Billings continuou a trabalhar em fases posteriores da represa e em outros projetos hidrelétricos semelhantes. Em 1944, tornou-se presidente da empresa Light, aposentando-se em 1946.
Três anos após sua morte, em 1952, houve a decisão de dar o nome do engenheiro à represa, que foi idealizada por ele e que trouxe tanto desenvolvimento a São Paulo, por ser um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana.
Nossa São Bernardo, então, só teve a ganhar. Graças a este engenheiro progressista, não apenas melhoramos o acesso à água, mas também ganhamos um agradável polo de lazer.
São profissionais competentes e audaciosos como Kenney Billings que precisamos, sempre, para dar soluções a projetos estacionados e fazer girar, continuamente, a turbina do progresso.
Tunico Vieira
Tunico Vieira é professor-mestre da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo