Família italiana enriquece gastronomia de SBC

Uma autêntica mamma Brasiliana. Assim é Wilma Zanon, figura simpática que, entre um prato e outro, arruma um tempinho para contar histórias, salpicadas com sotaques e palavras italianas, para os clientes que visitam sua Cantina Fratelli D´Itália, em São Bernardo do Campo.

Wilma é mais uma daquelas personagens que, com vontade e muito empenho, contribuíram para o desenvolvimento da cidade, temperando a cultura brasileira com um toque de “italianisse” e abrindo oportunidades de trabalho –  inclusive para dois de seus quatro filhos, que na data de abertura do restaurante, estavam desempregados.

Ela chegou ao Brasil em 1950, vinda da região italiana de Emiglia Romagna, famosa pela produção de massas da melhor qualidade.

A paixão pela culinária surgiu cedo: aos 9 anos, Wilma já fazia massas deliciosas em casa.

Mais tarde, casou-se com o também italiano Nino.

Em 1982, incentivada pela família e amigos, apaixonados há anos por sua excelente comida, a matriarca resolveu transformar seu dom em negócio, e juntamente com o marido, dois de seus quatro filhos e seu pai, inaugurou a Cantina Fratelli na região central de São Bernardo.

Hoje dona Wilma conta com a ajuda de seus dois sócios,  Edson Martins e Fernando Kosbiau, para gerir os negócios.

Além das massas, também fazem sucesso na cantina a perna de cabrito servida com batatas e o coelho à caçadora, e é claro, as sobremesas, doces como o carinho e a atenção de Wilma e sua filha Maria Paola Zanon Martins, que também trabalha no restaurante.

Vale a pena conhecê-la, e se possível, ouvir um pouco das histórias desta família tão importante para a “cultura gastronômica” de nossa cidade.

Tunico Vieira

Tunico Vieira é professor da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo