Família Setti & Braga: construindo a história dos transportes no ABC

A história de uma cidade se escreve através do trabalho de todos os seus moradores. Porém, como em todos os setores da vida, alguns deles acabam se destacando. O sucesso dessas pessoas também proporciona oportunidades de trabalho para outros milhares de habitantes anônimos.

É o caso da família Setti & Braga, que tem o seu nome escrito há 100 anos na história de São Bernardo do Campo através da atuação no transporte coletivo.

Tudo começou em 1910, com Adelelmo Setti e o filho João Setti. Eles ligaram a Vila de São Bernardo (região central da cidade) à estação de São Bernardo (hoje, Estação de Trens da CPTM de Santo André). O serviço era feito com uma carruagem puxada por dois cavalos.

Em 1925, a família investiu na primeira jardineira, e faz a primeira linha regular de ônibus entre a atual Santo André e São Bernardo, constituindo o primeiro grupo empresarial do setor na Grande São Paulo.

Em 1956, foi criada por José Fernando Medina Braga e João Setti a Auto Viação ABC.

Também foi da família o investimento e a criação do primeiro ônibus elétrico híbrido do país (que funciona com diesel até determinada rotação do motor, depois acionando a tração elétrica), e o primeiro deste tipo a rodar comercialmente no mundo, em 1999.

Ainda nos anos 90, a família foi responsável por operar o primeiro corredor segregado de trólebus metropolitano da Grande São Paulo – a Metra.

Hoje, o grupo também desenvolve projetos sociais através da Casa de Lucas, que dá assistência a crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. Oferecem apoio pedagógico, arte, educação, alimentação, saúde física e psicológica, em parceria com as famílias, evitando as situações de risco e formando cidadãos participativos na sociedade.

É como sempre digo: não basta ser pioneiro, é necessário permanecer. A luta da família Setti & Braga para iniciar, conquistar e superar os desafios no mercado é uma prova disso, e um exemplo a ser seguido sempre.

Tunico Vieira

Tunico Vieira é professor da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo