Férias da escola – não dos estudos
Como de costume, aproveitei minhas férias para estudar. Desta vez fui convidado a participar, em Washington, EUA, do 20º encontro da IAMSCU – Associação Internacional das Escolas, Faculdades e Universidades Metodistas, sendo eu professor na unidade de São Bernardo do Campo.
A conferência, que reuniu mais de 700 reitores e também educadores de todos os continentes, girou em torno da apresentação do relatório da pesquisa A Educação é nosso mundo – visão retrospectiva da IAMSCU e suas perspectivas.
A missão do encontro foi promover o desenvolvimento da qualidade e valores da educação. Para isso, a preocupação central foi a preparação de líderes mundiais para o enfrentamento dos desafios globais, entre eles a sustentabilidade, a utilização dos recursos ambientais, pobreza e saúde pública, tolerância religiosa e racial, direitos humanos e justiça social.
A conclusão das discussões foi a elaboração de um painel, retratando como as universidades podem formar pessoas preparadas, conscientes das profundas e radicais mudanças em curso neste novo século.
O encontro reforçou minhas ideias a respeito da importância da formação dos líderes políticos. Os desafios que se impõem nos dias de hoje, de modo geral, não foram trabalhados durante a formação técnica – quando ela ocorreu, é claro.
A formação acadêmica requer a urgentemente aplicação da interdisciplinaridade, para que os futuros gestores tenham noções mínimas em todos as áreas do conhecimento, e a partir da capacidade de enxergar o problema em suas várias faces e possibilidades de resolução, aprendam a decidir, lidar com as pressões e com os ecos das decisões tomadas.
Os problemas atuais demandam soluções estudadas, estruturadas, e não mais aquelas baseadas no assistencialismo e na prestação de favores.
A continuidade da formação e das discussões sobre os problemas que nos cercam é essencial para a construção dos novos líderes políticos e da conseqüente melhoria do bem-estar social.
Tunico Vieira
Tunico Vieira é professor da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo