Gabinete Itinerante: em contato direto com a população

A ideia do Gabinete Itinerante surgiu no início de meu primeiro mandato como vereador. Ao atender os munícipes em meu gabinete,  percebi que a grande maioria dos pedidos era de caráter pessoal. Não que houvesse maldade nas pessoas, mas sim aquela velha idéia da função assistencialista do vereador – o que não existe.

Ao ser eleito, fui designado para legislar para a comunidade e fiscalizar os atos do Executivo. Trabalhar pelo bem comum, prestigiando a relação entre as pessoas e suas necessidades coletivas.

Resolvi, assim, não esperar pelo povo, mas ir ao encontro dos munícipes nas diversas regiões da cidade, facilitando o contato com os moradores, associações e instituições. Afinal, comecei minha vida profissional com vendas, e acredito no contato direto com as pessoas.

Comprei uma tenda, daquelas de camping. Na primeira vez em a que montamos, distribuímos cerca de três mil convites, e fiz inúmeras ligações para moradores do entorno, com a lista telefônica em punho. Não foi surpresa quando as pessoas começaram a aparecer, perguntando se ali se verificava a pressão ou algo do tipo.

Com o tempo, notei que quase cem por cento das solicitações e sugestões que recebia nos Gabinetes Itinerantes eram coletivas, comunitárias e de função do vereador. E assim conseguia aumentar a demanda de proposituras, sempre baseadas nas reais necessidades. Então, insisti no plano.

Logo no início fui informado de que outros vereadores começaram a fazer o mesmo, mas acho que não deram continuidade à ação. Costumo dizer que há duas coisas difíceis na vida: uma é conquistar, a outra é manter.

Ao longo desses dez anos de Gabinete Itinerante, meu nome se popularizou, conheci as necessidades dos bairros de perto e encontrei muitas pessoas sensíveis aos problemas da cidade. Gente que, como eu, acredita que é preciso investir, insistir e  buscar soluções sempre.

Então, se você receber um aviso de que meu Gabinete Itinerante estará em seu bairro, passe por lá. Vamos conversar, levantar ideias e procurar saídas para, juntos, alcançarmos um melhor desenvolvimento do nosso município.

Tunico Vieira

Tunico Vieira é professor da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo