Mais uma data para refletir

O Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozônio, comemorado a 16 de setembro de cada ano – ou seja, no próximo domingo –, é uma oportunidade para uma reflexão conjunta sobre a necessidade de realização de ações e adoção de comportamentos que contribuam para a proteção da antiga protetora dos seres vivos na Terra.

A formação desta camada, há 400 milhões de anos, foi crucial para o desenvolvimento da vida no planeta. Ela funciona como uma espécie de filtro, absorvendo parte da radiação ultravioleta B (UVB) emitida pelo Sol.

Sem essa proteção, a radiação diminuiria a capacidade de fotossíntese das plantas e promoveria maior desenvolvimento de doenças, como câncer de pele e catarata.

A data foi instituída pela assembleia geral das Nações Unidas em 1994, em comemoração à assinatura do Protocolo de Montreal, uma reunião realizada sete anos antes, envolvendo cerca de 46 países.

Naquela data, eles se comprometeram em diminuir a produção de clorofluorcarbono (CFC), um dos maiores responsáveis pela destruição da camada de ozônio, e investir em pesquisas sobre o assunto.

Estas emissões de CFC, encontrado em chips de computadores, ar-condicionado, embalagens plásticas, sprays em geral, dentre outros,mais o processo de aquecimento global, intensificam as reações químicas que destroem o ozônio.

Embora sejam problemas ambientais distintos, ambos são causados principalmente pela atividade humana e relacionam-se de várias formas, um contribuindo para a expansão do outro.

Costumamos terminar esses artigos dizendo que o homem precisa ter consciência de que poluir o ambiente prejudicará as vidas das gerações futuras.

Mas o futuro parece estar mais presente do que nunca. Prova disso é esse inverno que vivemos, que mais parece um verão, porém sem as refrescantes chuvas de fim de tarde. Seca total.

Termino, então, este artigo, afirmando que as más ações praticadas pelo homem de hoje em relação ao meio ambiente trarão malefícios para sua própria vida. E já estamos sentindo na pele.

Que a cada ano haja mais e mais motivos para comemorarmos o dia 16 de setembro.

Tunico Vieira

Tunico Vieira é professor-mestre da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo