Meia maratona de São Bernardo: mais um ano de sucesso
Correr uma maratona tem muito a ver com a política e a vida. Durante aqueles quilômetros, você sente a necessidade de superar as dificuldades, saber gastar suas energia na hora certa, respeitar os outros participantes e, claro, ao cruzar a linha, ter o sentimento de que o esforço valeu a pena.
Mais uma vez participei da Meia Maratona de São Bernardo do Campo – evento de grande importância, pois abre os festejos do aniversário da cidade, que este ano completará 458 anos.
Foi a 9ª edição – e estive em todas! O mais interessante foi perceber a evolução da competição, que começou com menos de 2 mil corredores e hoje é uma das maiores do Brasil, com cerca de 5 mil e 500 inscritos.
Quero destacar que uma prova de rua como esta não é feita apenas pelos corredores. Deixo os meus parabéns pelo envolvimento de todos os servidores públicos, como os funcionários das áreas de trânsito, saúde e esportes, além da polícia militar. Durante os 21 quilômetros do percurso, notei o esforço e o suor de todos para que o evento fosse um sucesso.
Também não poderia me esquecer de citar a rica colaboração de Agnaldo Sampaio, atleta renomado, que disputa ultramaratonas e dedica seu tempo para patrocinar o esporte na cidade.
Para os que nunca participaram de uma prova de rua, pode parecer que foram duas horas de sofrimento. Eu vejo de outra forma: acredito na importância do esporte para a saúde e o bem-estar e, é claro, uma ferramenta de apoio à educação, já que exercita a disciplina, o respeito ao adversário, o saber conviver com a derrota e o descobrir de que a vitória não é o mais importante.
Aliás, vence o que se preparou mais, dedicou mais tempo, foi superior. No esporte a disputa é saudável, não se vê o colega como inimigo, mas um incentivador do objetivo.
Quando corro, me sinto um verdadeiro atleta! Uma pessoa mais preparada para os desafios que virão, em todas as “corridas” da nossa vida moderna.
Tunico Vieira
Tunico Vieira é professor da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo