Metodista: excelência na prestação de serviços à comunidade

Nesta semana, em que os odontologistas foram homenageados no dia 25, lembrei-me de falar sobre os atendimentos prestados à comunidade pela Universidade Metodista – entre eles, os odontológicos.

O Instituto de Ensino Superior foi criado na Inglaterra, em 1748, e chegou ao Brasil em 1938, com a implantação da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista em São Bernardo do Campo, região que se configura como um dos principais centros das transformações sociais, políticas e econômicas do país.

A missão do instituto é participar efetivamente na formação de pessoas, exercendo poder de influência e contribuindo na melhoria da qualidade de vida, baseada em valores éticos. Para isso, compromete-se em construir uma comunidade aprendente, reconhecida nacional e internacionalmente por serviços de qualidade e relevância social, com práticas flexíveis, criativas e inovadoras.

Hoje, a Metodista possui três Campi em São Bernardo (Rudge Ramos, Vergueiro, Planalto). Oferece cerca de 70 espaços, entre laboratórios, agências experimentais e clínicas modernas, para que os alunos possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em salas de aula, além de bibliotecas e anfiteatros.

Dentre as diversas realizações, destaca-se o atendimento à comunidade: são realizados mais de 50 projetos de extensão e ações comunitárias que, juntos às clínicas, beneficiam aproximadamente 100 mil pessoas por ano.

Com a criação da Policlínica, o paciente pode receber, em um mesmo local,  diferentes tratamentos, tais como odontológico, fisioterapêutico e psicológico.

Só em 2010, foram feitos mais de 11 mil procedimentos na área de odontologia. Além dos pacientes atendidos pela triagem e agendamento, há ainda o atendimento emergencial.

Meus parabéns aos odontologistas, e principalmente aos mantenedores, professores, funcionários e alunos, que formam esta grande família na cidade de São Bernardo do Campo que é a Universidade Metodista.

Tunico Vieira

Tunico Vieira é professor da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo