Metrô no ABC – uma obra inadiável

De casa para o trabalho, do trabalho para a escola, da escola para a casa, e horas no trânsito… O excesso de veículos é, com certeza, o grande vilão das condições atuais do tráfego no ABC.

Ao contrário do que muitos pensam, o problema não está na má qualidade do transporte público coletivo. O trolebus, por exemplo, é um serviço excelente em São Bernardo, mas está defasado quanto à quantidade excessiva de usuários. E não há mais leito carroçável para ampliar esse transporte de modo a atender a demanda.

Sabemos que em países mais desenvolvidos há, cada vez mais, uma maior limitação do trânsito nos grandes centros e corredores. Os valores dos estacionamentos são elevados, os impostos são caros.

É natural que essas ações de limitação cheguem ao nosso país. Nas grandes cidades, o espaço físico é mais disputado e, portanto, mais caro.

A nossa vizinha São Paulo também deveria ter mais quilômetros, linhas e estações desse meio de transporte. Porém, com a chegada da Copa do Mundo e a falta de espaço para obras viárias mirabolantes, algo está sendo feito, mesmo que aos poucos.

Nunca o Metrô de São Paulo esteve tão perto do ABC, por isso precisamos pegar uma carona nesses vagões e agilizar a ligação da região com a linha existente. O cidadão precisa dessa integração o mais rápido possível. São milhares de moradores do ABC que trabalham, estudam, fazem compras e tratam suas doenças na capital.

O menos importante agora – embora necessário – é discutir se teremos metrô subterrâneo ou de superfície, como vem ocorrendo. A prioridade é defender o projeto e viabilizar o transporte coletivo de qualidade.

Além do empenho dos sete prefeitos da região, a interferência do governo do Estado é essencial para a concretização da obra. Com conversa e vontade política, tenho certeza de que o nosso sonho se tornará real. Mas como sabemos, não é da noite para o dia que essas obras ficam prontas. Quanto antes começarmos, melhor.

Tunico Vieira

Tunico Vieira é professor da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo