Meu presente de Natal

Às vésperas do Natal, gostaria de falar sobre um dos maiores presentes que já recebi. Na verdade, quando nasci, ele já estava aqui, à minha espera.

Presente bem adiantado, que chegou no dia 24 de dezembro de 1909: minha querida avó Maria.

Nascida no interior de São Paulo, começou a trabalhar muito nova, e no trabalho conheceu meu avô. Eles trabalhavam na tecelagem Votorantim, ele como ajudante de obra e ela na fiação.

Foi amor à primeira vista, mas o início do namoro foi difícil. Naquela época, havia uma certa rivalidade entre as colônias italianas e espanholas, e o pai da avó Maria não aprovou de imediato o namoro dela com aquele descendente de italianos.

Mas com o passar do tempo, meu avô se tornou o melhor amigo do sogro, o que facilitou o casamento – que durou 69 anos!

Casaram-se e resolveram tentar a vida na capital. Depois, moraram um tempo em Santo André, e acabaram por se fixar em São Bernardo do Campo.

Minhas lembranças dos tempos de menino giram todas em torno dos cuidados da avó Maria, com quem morei dos 4 aos 12 anos. Fase muito gostosa, pois morávamos numa casa grande, com um quintal enorme, onde eu ajudava meu avô a fazer vinho.

Lembro-me também dos almoços de domingo, com a mesa repleta das comidas deliciosas que ela fazia, meus tios e primos almoçando conosco.

Hoje, às vésperas de completar 102 anos, vovó Maria continua ativa, lúcida, transbordando vida e felicidade a todos que a cercam.

Festeira, apaixonada por futebol e política, é presença marcante em todos os eventos que realizo e nas minhas campanhas.

Palmeirense fanática, levo-a ao estádio sempre que posso, e me divirto com sua alegria por estar lá.

Determinada, agenda para si mesma um “compromisso” por dia, seja fazer um bolinho de batata, acompanhar minha mãe ao mercado, organizar uma gaveta. Tem a real noção do que consegue executar, e mesmo com as limitações da idade, cumpre a meta do dia que se propôs a fazer.

Presente do céu, que agradeço incansavelmente.

Vó Maria, esta alegria de viver nunca se apagará de nossos corações.  Parabéns por estes 102 anos! Com muito amor,

Tunico Vieira

Tunico Vieira é professor da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo