Minhas Férias

Título lúdico e educativo abordado nos bancos escolares de todo o mundo, comum em todas as idades e níveis sociais. O período do descanso escolar é sempre prazeroso. No meu caso, especificamente, teve um significado especial pois utilizei esse período para aprimorar meus conhecimentos na minha área de atuação e portanto me sinto na obrigação de compartilhar contigo a experiência adquirida durante o curso que fiz na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília, e durante minha visita à Organização das Nações Unidas (ONU).

Fui selecionado entre candidatos de todo o país a cursar Planejamento Estratégico Governamental na ENAP. O curso auxilia gestores que atuam em planejamento estratégico, monitoramento e avaliação a compreenderem os conceitos referentes à elaboração de planejamento estratégico institucional; utilizarem a metodologia e os instrumentos requeridos para o planejamento e a gestão pública estratégica; e contribuírem e participarem do processo de elaboração de plano estratégico institucional.

Vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Fundação Escola Nacional de Administração Pública foi criada em 1986 com a missão de desenvolver competências de servidores públicos para aumentar a capacidade de governo na gestão de políticas públicas, sendo público prioritário os dirigentes e potenciais dirigentes do governo federal.

A escola é referência internacional na formação de agentes públicos, compartilhando suas experiências e boas práticas com escolas de governo de vários continentes.

Já na sede da ONU, tive a oportunidade de conhecer o seu funcionamento, vários órgãos ligados a Organização, o Conselho de Segurança e a Assembléia Geral.

A Organização das Nações Unidas é uma instituição internacional formada por mais de 190 Estados soberanos, fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações cordiais entre as nações, promover progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos. Os membros são unidos em torno da Carta da ONU, um tratado internacional que enuncia os direitos e deveres dos membros da comunidade internacional.

As Nações Unidas são constituídas por seis órgãos principais: a Assembléia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. Todos eles estão situados na sede da ONU, em Nova York, com exceção do Tribunal, que fica em Haia, na Holanda.

Ligados à ONU há organismos especializados que trabalham em áreas tão diversas como saúde, agricultura, aviação civil, meteorologia e trabalho – por exemplo: OMS (Organização Mundial da Saúde), OIT (Organização Internacional do Trabalho), Banco Mundial e FMI (Fundo Monetário Internacional). Estes organismos especializados, juntamente com as Nações Unidas e outros programas e fundos (tais como o Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF), compõem o Sistema das Nações Unidas.

Fico feliz em poder dividir com você mais esta etapa de nossa atuação. Férias escolares e/ou do trabalho são sempre interessantes para, independentemente de onde seja e o que se faça, ampliar contatos, trocar experiências, somar conhecimentos e ter histórias para contar.

Um abraço,

Tunico Vieira
11/08/2009