O Ano Legislativo começa agora

Não é por acaso que as pessoas comentam que o país começa a caminhar após o carnaval. São Bernardo mostrou que o dito popular pode estar correto. Só após o carnaval o Executivo enviou os primeiros projetos para serem discutidos na Câmara Municipal.

E, ao contrário do que alguns comentam, as atividades parlamentares ficaram comprometidas por falta de cumprimento de normas internas da Casa. Este foi o agravante que impediu a atuação dos parlamentares no início deste mandato. A câmara teve uma discussão em relação às comissões permanentes, que não foi patrocinada por todos os vereadores e muito menos pelos vereadores do PMDB.

Porém, recorremos à justiça e nos foi concedido o direito de participar das comissões, deixando claro a oportunidade que os partidos políticos, e consequentemente todos os vereadores têm, de dar seu parecer técnico antes que a matéria chegue ao plenário.

A medida é de suma importância para evitar que sejam aprovados projetos inconstitucionais ou com quaisquer outros vícios.

É chegado o momento das pessoas acompanharem de perto a atuação de todos os políticos da nossa cidade, vereadores e prefeito. O PMDB de São Bernardo não irá se posicionar ao lado da situação ou oposição. O partido irá analisar as matérias que forem boas para a cidade e prestigia-las.

Nós não temos nenhum compromisso político, nem com o antigo prefeito, tampouco com o atual. Nosso compromisso, antes de tudo e de todos, é com a nossa cidade e com você. Isto porque, além de acreditar em nossa linha de trabalho, procuramos nos preparar tecnicamente nesses 20 anos de vida política para exercermos os mais variados cargos públicos. Nunca foi e nunca será nossa intenção barganhar cargos em troca de alianças. O PMDB de São Bernardo quer estar livre para poder opinar e votar os projetos sem que haja constrangimentos, sejam nossos votos contrários ou favoráveis aos projetos apresentados pelo Executivo ou pelos colegas Vereadores.

Durante nossa caminhada já estivemos ao lado de vários partidos e também de diferentes pessoas, isso nos ensinou muito. Entretanto, o mais importante é que nossos ideais políticos continuam inabaláveis, e nossa conduta pautada pelos mesmos valores. É verdade que ninguém faz política sozinho, as parcerias são naturais e devem caminhar sempre no sentido de melhorar a nossa cidade, e não em troca de qualquer outra coisa.

Todo prefeito governa com a Câmara e a função do legislativo é fiscalizar e legislar. E esse foi o compromisso que assumimos com você.

Conto com a sua participação e colaboração. Quanto mais próximos estivermos menores serão os nossos erros.

Tunico Vieira
23/03/2009