O paraninfo da turma
Na semana passada, tive uma enorme alegria ao ser escolhido como paraninfo dos formandos 2011 da Faculdade de Direito da Universidade Metodista de São Paulo. Não apenas porque me identifiquei muito com os alunos daquela turma, mas pela importância do título com que fui presenteado.
Para quem nunca acompanhou uma cerimônia de formatura, o paraninfo é o professor que, escolhido pelos alunos, tem como missão representar, por meio de um discurso, todos os que lecionaram para aquele grupo durante o curso universitário.
A palavra paraninfo deriva do grego e significa “padrinho do noivo”, pois era o termo que designava na antiguidade o amigo do noivo que ia com este num mesmo carro buscar a noiva. Assim, num sentido figurado, é uma espécie de protetor para aqueles que estão começando uma nova fase da vida.
Ser escolhido entre tantos excelentes professores significa para mim o reconhecimento pelo trabalho realizado, a confiança e estreitamento das relações – tanto as profissionais quanto as de amizade.
Li certa vez que o paraninfo é o professor incumbido da última lição e o amigo a quem cabe o primeiro conselho. Mas é mais do que isso. Assim como quando um pai escolhe um padrinho para seu filho, essa designação sela um novo compromisso: o de estar presente, acompanhar, participar de ações e zelar pelo crescimento profissional de cada um.
Leciono na Universidade Metodista há seis anos, e esta homenagem revigora minha vontade de dividir com as novas gerações tudo o que aprendi até hoje, dentro desta instituição tão respeitada e envolvida no desenvolvimento da educação ao redor do mundo.
Agradeço a atenção da professora dra. Débora Brandão, coordenadora do curso de Direito, e mais uma vez agradeço imensamente o carinho de meus queridos alunos.
Contem comigo, sempre!
Tunico Vieira
Tunico Vieira é professor da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo