O Trabalho e o Lazer

A cidade de São Bernardo do Campo tornou-se conhecida, internacionalmente, a partir da década de 50, como um importante e pujante centro industrial, não apenas pela instalação de grandes fábricas de veículos automotores, como também de outros artigos, ligados àquelas ou não.

O que era pouco mais do que uma vila, ao final do século XIX, em poucas décadas se transformou em um grande município, hoje ocupando um dos primeiros lugares, dentro do Estado de São Paulo, seja considerando-se sua população, seja sua produção de riqueza e arrecadação de impostos.

Vários fatores concorreram, sem dúvida, para que essa transformação ocorresse, sendo o primeiro deles, bem marcante: a chegada a partir de 1887 e em várias levas que se seguiram, de imigrantes italianos, responsáveis pela instalação de pequenas fábricas de móveis, cujos produtos logo se tornaram conhecidos e atraíam a atenção dos paulistanos e de moradores de outras cidades mais distantes, o que deu origem, tempos depois, às famosas “feiras anuais”, relevantes eventos que projetavam cada vez mais, a fama da cidade, como centro de grande operosidade.

Não menos importante foi o fato de haver a cidade sido escolhida para berço da indústria automobilística, graças à política do governo Juscelino Kubitscheck, aplicada na formação do G E I A (Grupo Executivo da Indústria Automobilística), que tinha por finalidade a nacionalização gradativa das fábricas de automóveis, caminhões e outros veículos, produtos esses que, até então, eram apenas montados no Brasil, com as peças que para cá eram trazidas dos países em que eram fabricadas.

Conhecida, então, como a cidade dos móveis, São Bernardo foi projetada para o mundo, também, como a cidade do automóvel, o que evidenciava a grande capacidade laborativa de sua população.

Entretanto, não foi só o setor do trabalho que fez como que se espalhasse a fama de nossa cidade, isso porque, já na década de “60” era conhecida pelo Brasil, a grande área de lazer aqui instalada, e, particularmente destinada ao público infantil, que tomou o nome de “Cidade da Criança”.

A partir dessa época, e, até hoje, muitas visitas, de pessoas de outras localidades, a Cidade da Criança vem recebendo, notadamente nos finais de semana, e, diariamente, nos períodos de férias, assim proporcionando aos visitantes, horas de apreciável lazer, tanto para os miúdos como para os adultos.

Incontáveis são as atrações do parque ali em funcionamento, podendo ser citados entre outras o Jardim Japonês, o passeio no submarino, o passeio pelo rio Amazonas, além do vôo simulado, feito no interior de um avião DC-3 autêntico.

A importância do lazer é reconhecida pelo município, que se notabilizou pela capacidade de trabalho, ao cuidar para que esse notável recanto se tornasse viável, sendo a “Cidade da Criança” mais um ponto de atração e interesse oferecido para todo o público, da cidade e de fora, que será bem recebido, em local onde não falta, nem mesmo, a infra-estrutura necessária, bastando mencionar a existência, ali, de estacionamento opcional para veículos, a preço módico e com espaço para aproximadamente, 500 veículos, incluindo-se os de transporte coletivo.

Tunico Vieira
14/11/2003