Os Cem Dias do Executivo e do Legislativo Municipal

Há alguns dias muito se comentou em relação aos 100 dias de governo, seja de prefeitos, governadores ou presidentes do mundo inteiro. A idéia original é de um dos mais marcantes presidentes dos Estados Unidos. Em 1933, Franklin D. Roosevelt aproveitou os primeiros cem dias de mandato para lançar uma série de reformas econômicas e programas para inverter a tendência de depressão do país, ao mesmo tempo que o lançava para uma caminhada triunfal que terminaria com a vitória na Segunda Guerra Mundial.

Desde então, tornou-se prática da mídia divulgar ações dos governantes que por sua vez, fazem uma verdadeira corrida contra o tempo para tentar mostrar novas ações no início de seu mandato. É momento de rever os compromissos políticos assumidos durante a campanha e ordenar as prioridades para tentar honrá-los. Mas como o presidente Franklin Roosevelt criou um histórico memorável em seus primeiros cem dias, todos os governantes sabem que “cem dias” é um marco que a mídia usará para avaliá-los.

Particularmente, acredito que não é possível medir a atuação e o trabalho desenvolvido pelos governantes em pouco mais de três meses de atuação. A atividade política deveria ser cobrada e analisada continuamente ao longo da trajetória de quatro anos de mandato. Mesmo assim, desde meu primeiro mandato, adotei a prática de fazer diversas prestações de contas durante a legislatura. Foi uma maneira encontrada para dar satisfação às pessoas que sempre acreditaram nas minhas propostas.

Em pouco mais de cem dias, muito conseguimos realizar na Câmara Municipal de São Bernardo: protocolei 382 propostas entre projetos, requerimentos e indicações. São aproximadamente 30 proposituras por dia tramitando pela Casa. Em contrapartida, recebemos até o momento menos de 20 projetos do Executivo para serem analisados.

Esta eleição não alterou apenas o chefe político do Executivo, mas a linha ideológica e todo leque de partidos que auxiliavam o prefeito anterior a governar nossa cidade. Por isso venho afirmando, em relação às ações do Poder Executivo, que “estamos atentos, fiscalizando seus atos, buscando o aprimoramento dos projetos enviados à Câmara, votando favoravelmente ou contrariamente de acordo sempre com nossa consciência e com conhecimento técnico amealhado durante a nossa carreira, jamais levando em consideração paixões partidárias ou eleitorais”. Acho que é a partir do 2º semestre que devemos emitir nossa opinião sobre o desempenho do Executivo Municipal.

Finalizamos afirmando que moramos na cidade, com nossas famílias e nossos amigos e continuaremos trabalhando para que São Bernardo se mantenha no caminho do desenvolvimento.

Tunico Vieira
25/05/2009