Prestação de contas

Há um ano assumimos a nova Secretaria de Relações Internacionais e Institucionais de São Bernardo do Campo (SECRI), criada na gestão do Prefeito William Dib.

Aceitamos o desafio de estruturar e empreender esta iniciativa e partindo do zero temos hoje a gratificante sensação de dever cumprido. Sem dúvida, ainda há e sempre haverá muito a fazer, mas em pouco tempo obtivemos resultados significativos.

Nossa missão é gerenciar convênios da Administração Municipal com bancos e instituições internacionais, manter boa relação com cidades-irmãs e outros órgãos estrangeiros. Estende-se também, e de forma importante, a auxiliar na relação institucional com órgãos da administração pública direta e indireta, federal e estadual, bem como com outras prefeituras, principalmente dos municípios vizinhos.

Trata-se de um trabalho bastante abrangente e gostaríamos de compartilhar com você parte dos caminhos e resultados deste período, que podemos entender em três fases.

Nos primeiros 90 dias apresentamos às demais secretarias nosso planejamento de trabalho, ancorado nos objetivos propostos pelo prefeito. Foi ainda uma etapa valiosa pela oportunidade de conhecer detalhadamente estrutura e necessidades de cada órgão da administração.

Na fase seguinte, nossa meta foi reinserir São Bernardo no roteiro dos investidores nacionais e internacionais, divulgando posição oficial do município quanto a infra-estrutura, incentivos fiscais, localização privilegiada, nível de qualificação profissional e escolar.

Para tanto, entre outras medidas, fizemos mais de 50 visitas a Consulados, Embaixadas, Câmaras de Comércio e Agências de Cooperação dos mais diversos países. Estivemos também em missão oficial na cidade-irmã de Maróstica, na Itália, onde renovamos o convênio e estabelecemos novos contatos para ampliação das relações, principalmente as comerciais.

Como esperávamos e planejamos, nos últimos quatro meses começaram a surgir as demandas internas. Vários setores da prefeitura solicitaram nosso apoio para parcerias em algumas de suas atividades.

Objetivamente, participamos nas realizações de diversas áreas:

Saúde

  • Implementação do Projeto SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), envolvendo fornecimento de 12 novas ambulâncias e aumento na transferência de verbas, junto ao Governo Federal.
  • Liberação de equipamentos de radioterapia e braquiterapia, junto à CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear)
  • Credenciamento conjunto de hospitais, junto ao Ministério da Saúde.
  • Aumento de repasse de verbas nas áreas médica e odontológica, junto ao Governo Federal e Estadual.
  • Missão oficial em Cuba, juntamente com o Secretário de Saúde, para conhecer e avaliar o sistema de saúde cubano, visando o intercâmbio de tecnologias e experiências. Algumas comitivas cubanas já retribuíram a visita, especialmente interessadas em medicina de alta complexidade.

Educação

  • Integração na comissão permanente do Projeto Cidade Escola, para as ações que transformarão São Bernardo em Cidade Educadora.
  • Tratativas com a embaixada da Finlândia para implatação de convênios educacionais.
  • Apoio à Secretaria de Educação na recepção da comitiva de Marostica, quando dos festejos do aniversário da cidade de São Bernardo e inauguração do parque de esportes radicais Cidade de Marostica.

Fundação Criança

  • Apoio no desenvolvimento do I Seminário de Cooperação Internacional para Proteção Social de Crianças e Adolescentes.
  • Planejamento e Tecnologia da Informação
  • Auxílio na gestão do projeto São Bernardo Moderna, por meio de contatos com o BID (Banco Internacional de Desenvolvimento), para intervenções no sistema viário de São Bernardo.
  • Participação na análise do projeto MuNet, para fortalecimento da capacidade institucional por meio da implementação de governo eletrônico e Rede Vitalis.
  • Colaboração na programação dos eventos em comemoração ao centenário de imigração japonesa.

Meio Ambiente

  • Apresentação e recepção da delegação francesa de Rhone Alpes, departamento da cidade de Lyon, em visita a São Bernardo para conhecer o Programa Bairros Ecológicos e a experiência do município em desenvolvimento sustentável.
  • Auxílio na gestão do projeto JICA / Billings, executado por meio de cooperação técnica com o governo japonês para recuperação da represa Billings.

Recursos Humanos

  • Criação do processo de treinamento para capacitação de técnicos na captação de recursos internacionais.
    Desenvolvimento Econômico
  • Acompanhamento das reuniões da Rede Mercocidades de cooperação horizontal, integrada atualmente por 181 cidades da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile e Peru, proporcionando a inserção no processo de integração regional do MERCOSUL.
  • Recepção de comitivas cubanas interessadas em adquirir meio de transporte elétrico/híbrido, meio de transporte para medicamento.

Gostaríamos de agradecer às secretarias e seus funcionários que desprendidamente acreditaram no nosso trabalho e nos confiaram suas solicitações. Sem esta participação nosso projeto e atuação não teria sentido.

Tunico Vieira
28/03/2008