Professores e médicos: pilares da humanidade
No artigo desta semana, gostaria de homenagear dois profissionais importantíssimos para a nossa vida: o professor e o médico.
O Dia do Professor foi comemorado no último dia 15. Em 1827, o Imperador Dom Pedro I baixou um decreto que criava o Ensino Elementar no Brasil, e estabelecia que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.
Este decreto se referia a bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, às matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida!
Atualmente, o professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.
Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira como conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.
Tal conduta expressa o que, já no início do século passado, o filósofo e escritor norte-americano Elbert Hubbard profetizou: “O professor é aquele que faz brotar duas idéias onde antes só havia uma”.
Seu conterrâneo, o famoso professor de História Henry Adams, disse que “O professor se liga à eternidade. Ele nunca sabe quando cessa a sua influência”.
E por que não aplicar esta ideia também ao médico? Afinal, sua função está ligada à manutenção e restauração da saúde e, consequentemente, da vida.
O 18 de outubro é considerado o Dia do Médico por ser o dia consagrado a Lucas, o “amado médico”, segundo o apóstolo Paulo.
Esse profissional utiliza o saber específico, técnicas e abordagens que lhe permitem promover a saúde física, mental e psicológica dos indivíduos, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento social.
Meu abraço e meus parabéns a estes profissionais tão importantes em nosso dia a dia!
Tunico Vieira
Tunico Vieira é professor-mestre da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo