Queridas Mães de São Bernardo

Muitas são as comemorações relacionadas a maio: é o mês das noivas, abriga o Dia do Trabalho, o da Coragem e o das Mães, entre outros.

E não é que isto tudo lembra uma boa história de São Bernardo do Campo? É que antigamente, as famílias da cidade realizavam um convescote – ou piquenique – para celebrar o Dia do Trabalho.

O evento era organizado na antiga chácara de Francisco Miele, no Riacho Grande. Muitas famílias antigas do município participavam, como os Ballotin,  Miele, Corazza, Madeira, Oliveira, Coppini, Cassettari e Cestari.

Para chegar até lá, ia-se de carro até um ponto da Estrada Velha, e o restante da viagem tinha que ser vencido a barco.

Valia a pena! Durante todo o dia, havia os comes e bebes, muita conversa animada, e um vai-e-vem pela chácara para apreciar a paisagem, as flores e frutos que coloriam a propriedade.

Muitos namoros e até casamentos começaram ali. E, é claro, muitas novas mães foram, com o tempo, surgindo.

Mães de São Bernardo, sempre dedicadas, preocupadas – como todas as mães! – com a educação dos filhos e a formação de homens íntegros, de bem, dispostos a não apenas herdar, mas ampliar os horizontes de nossa cidade.

E a coragem? Bem, ninguém se torna mãe sem redobrar a coragem…

Há uma frase do ex-presidente norte-americano John Kennedy que diz: “Ter coragem não é algo que requeira qualificações excepcionais, fórmulas mágicas ou combinações especiais de hora, lugar e circunstância. É uma oportunidade que, mais cedo ou mais tarde, é apresentada para cada um de nós.”

Assim são as mães: coragem pura, que, mesmo nas situações de medo ou incerteza, fazem o que têm a fazer e cumprem suas missões.

Meus parabéns às mães de São Bernardo, que com amor e coragem geram e educam os novos cidadãos, esperança de dias cada vez melhores.

E entre elas, dois beijos especiais, é claro, à Ivone Filipim, minha mãe-coragem, e outro à mais experiente mãe que conheço, minha vovó Maria, de 102 anos.

Um excelente domingo a todos!

Tunico Vieira

Tunico Vieira é professor-mestre da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo