Sábado é Dia do Advogado

O Dia do Advogado é uma tradição que remonta ao Primeiro Império no Brasil. Dom Pedro I, que havia proclamado a Independência em 1822, queria que o novo país tivesse suas próprias leis.

Pensando nisso, o Imperador criou, no dia 11 de agosto de 1827, os dois primeiros cursos de Direito no país, um em São Paulo, outro em Olinda.

O respeito pela nova profissão era tão grande que comerciantes e donos de restaurante faziam questão de bancar a conta dos estudantes de Direito nesta data. Assim, nascia outra tradição: o Dia da Pendura.

A cada ano, os futuros advogados enchiam bares e restaurantes para comemorar o seu dia, sem ter que se preocupar com a conta.

Com o tempo, a tradição foi perdendo força, justamente pelo número cada vez maior de estudantes comendo e bebendo de graça. Mas o dia é temido até hoje nos restaurantes, pois ainda há quem tente sair sem pagar.

O Direito é a ciência das normas que se propõem a resolver disputas e conflitos sociais, e por isso o papel do advogado é essencial para a sociedade.

Quando as relações entre os indivíduos não funcionam dentro das regras estabelecidas, é o trabalho do advogado que norteia e representa seus clientes, em qualquer instância, juízo ou tribunal.

Em minha caminhada como advogado, muitos são os colegas ilustres, extremamente competentes, dos quais poderia me referir agora. Mas um merece meu mais sincero agradecimento: meu querido professor Antonio de Pádua de Assis Moura.

Promotor público e docente aposentado da Faculdade de Direito São Bernardo, ele me viu nascer advogado e, posteriormente, político e professor universitário, acompanhando atenta e carinhosamente meus primeiros passos.

A ele e a todos os colegas do Direito, envio meus parabéns pelo nosso dia – o Dia do Advogado!

Tunico Vieira

Tunico Vieira é professor-mestre da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo

O advogado pode defender interesses de pessoas ou de instituições, privadas ou públicas. Pode especializar-se em Direito Administrativo, Civil, Comercial, da Criança e do Adolescente, Ambiental, Internacional, Penal ou Criminal, Trabalhista ou Previdenciário e Tributário.