São Bernardo sempre jovem

Esta semana, São Bernardo do Campo comemora seus 459 anos. Desde a sua fundação, a cidade evoluiu muito, principalmente a partir da década de 1950, com a instalação de grandes indústrias.

A industrialização gerou milhares de empregos para o município e região, mas não projetou infraestrutura para a nova realidade. O resultado foi o  crescimento desordenado, sem planejamento tanto do ponto de vista físico quanto na área de serviços públicos.

Um exemplo disso é a ocupação de áreas de mananciais, o empobrecimento dos recursos ambientais e, consequentemente, da qualidade de vida da população.

Outro problema é o abandono de muitas edificações. Em busca da modernização, as cidades se reorganizam para se adaptarem às novas necessidades. Com São Bernardo, pioneira em tantas atividades, não é diferente.

Como muitos espaços perdem suas finalidades iniciais, seriam necessários investimentos para readequar os espaços – o que, infelizmente, ainda acontece com pouca frequência.

Outro déficit causado pelo crescimento da cidade é o da prestação de serviços públicos. Hoje, não há falta de material humano, mas de valorização dos funcionários.

Quando os servidores municipais concursados e efetivos forem prestigiados, quando forem escolhidos para os postos de chefia e comando, com certeza melhores serão os princípios básicos da prestação do bom serviço público.

Infelizmente, estes problemas não se resolverão da noite para o dia. É preciso que muito trabalho e investimentos sejam feitos para, ao longo dos próximos anos, conseguirmos atingir níveis maiores de bem-estar nesta cidade que só faz crescer.

Vale ressaltar que, para que isso ocorra, torna-se essencial a capacitação do administrador. E este é um excelente momento para pensarmos bem nisso.

Parabéns a todos que zelam pelo crescimento e reorganização de nosso município e fazem de São Bernardo esta cidade cada vez mais jovem!

Tunico Vieira

Tunico Vieira é professor-mestre da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo