Setembro – mês da vida
Durante uma aula na faculdade esta semana, veio-me à mente que ainda não havia parado para pensar no tema do artigo dessa semana.
Tive a ideia, então, de perguntar aos meus queridos alunos se sabiam de alguma data importante para eu escrever a respeito.
Uma aluna chamada Beatriz perguntou-me quando o artigo seria publicado, e respondi que seria no final de semana.
“Sábado é meu aniversário!”, brincou a estudante.
Ao chegar em casa, resolvi pesquisar sobre o que escreveria, buscando alguma data comemorativa no mês que se inicia esta semana.
E não é que descobri que dia 1º de setembro, no calendário católico, é o dia de Santa Beatriz? Não tive tempo de perguntar à aluna se seu nome era intencional ou pura coincidência!
Mas observando algumas outras comemorações, conclui que setembro é mesmo o mês da vida.
Tem o dia da árvore e, é claro, a chegada da primavera, a belíssima estação do ano relacionada à renovação, movimento e transformação.
E em meio ao espetáculo divino da natureza, setembro é celebrado como o Mês da Bíblia, livro religioso de imenso valor sagrado para o Cristianismo.
Em sua segunda parte, intitulada O Novo Testamento, a Bíblia apresenta a história de Jesus Cristo e a pregação de seus ensinamentos, pautados pelo amor, o respeito e o auxílio ao próximo, preceitos fundamentais para fazer fluir a energia da vida.
Ah, e dia 1º de setembro é também o dia do professor de Educação Física, profissional que tanto nos orienta e incentiva a praticar atividades físicas e, assim, melhorar nossa qualidade de vida.
Então, meus queridos alunos e leitores, não há uma data comemorativa, mas um mês repleto de motivos para parar um pouco, refletir e começar a provocar as mudanças necessárias em nosso interior e nos ambientes que frequentamos.
Fazer nascer o novo, florescer a rotina, exercitar o bem e o bom. Amar, recriar, e deixar setembro pautar o ano que ainda temos pela frente.
Um excelente setembro a todos!
Tunico Vieira
Tunico Vieira é professor-mestre da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo