Símbolos de nossa Pátria

Já que em setembro comemora-se o Dia dos Símbolos Nacionais, resolvi discorrer sobre o assunto antes que o mês terminasse.

Mas ao entrar na internet para fazer uma pesquisa e sanar uma dúvida, deparei-me com um outro símbolo de nosso país, do qual não tive a menor vontade de celebrar: a nossa querida língua portuguesa.

Bem, os Símbolos Nacionais são quatro: a bandeira, as armas (brasão), o selo e o hino. Eles são de extrema importância para nossa nação, pois representam o Brasil dentro e fora do território nacional. Portanto, devem ser respeitados.

Os Símbolos Nacionais são usados em todas as manifestações cívicas, esportivas ou outras em que haja celebração representando a comunidade nacional, assim como em documentos e localidades oficiais.

Eles têm o intuito de identificar e unir pessoas, criando representações visuais, verbais ou icônicas do povo, dos valores, objetivos ou da história nacional.

Nossa bandeira, por exemplo, além de representar o azul de nosso céu e o verde de nossas matas, traz a inscrição Ordem e Progresso, uma forma abreviada do lema político positivista cujo autor é o filósofo francês Auguste Comte: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.

Mas além de nossos quatro Símbolos Nacionais formais, existem inúmeros não-formais. Eles estão associados à nossa história e, principalmente, à nossa cultura.

E falando nisso, remeto-me ao início deste artigo. Em um dos sites que pesquisei, li inúmeros posts de pessoas que, como eu, haviam entrado ali para uma pesquisa.

Logo me vi pensando naquela música que dizia assaltaram a gramática!  Era um festival de enganos ortográficos e de concordância que faziam a língua materna tremer.

E se legal deixasse de ser um elogio, acho que mais da metade daqueles recados nem teriam sido postados, como se diz na linguagem internauta, pois as pessoas se esqueceram de como usar adjetivos mais consistentes, como ótimo ou interessante.

É óbvio que não dá para andar na contramão da globalização. Mas não podemos abandonar as bases oferecidas por nossa Pátria. São sobre elas que se edificam os nossos pilares.

Tunico Vieira

Tunico Vieira é professor-mestre da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo