Tito Costa: o incansável fazedor

Há algumas semanas, conversamos sobre a importância da entrega dos títulos de cidadão, como forma de homenagear aqueles que, durante suas vidas, dedicaram-se a tudo aquilo que faz parte do bem comum, e levam, conseqüentemente, ao crescimento de uma sociedade.

Hoje gostaria de me reportar a uma pessoa ilustre de nossa cidade, que aos quase 90 anos de vida, figura animadamente pelo cenário político de São Bernardo do Campo: nosso ex-prefeito Tito Costa.

Tito faz parte de um grupo de pessoas que o Criador preparou para servir em vários aspectos: pai, advogado, político, avô sempre presente. Um ser que quebrou paradigmas e serviu a vida inteira a favor do próximo.

Formado em direito em 1950, conheceu Lauro Gomes quando ambos trabalhavam numa empresa. O segundo tornou-se prefeito em 1951, e levou Tito para assessorá-lo.

Em 1976, candidatou-se e venceu as eleições a prefeito, e foi o protagonista de uma administração inovadora, sempre preocupada com o ser humano.

Sua gestão foi marcada por sua vasta atuação na área cultural.

Administrou São Bernardo em um momento histórico. Defendeu os direitos dos trabalhadores, buscando assegurar o direito de expressão daqueles que lutavam por melhores condições de trabalho.

Um fato notório foi o apoio dado às greves de metalúrgicos ocorridas no final dos anos 70, nas quais autorizou o uso do Estádio da Vila Euclides para a realização das assembleias.

Nem todos sabem, mas foi Tito Costa quem abrigou o próprio ex-presidente Lula num momento em que todos lhe deram as costas, preservando sua vida e a de muitas outras pessoas que corriam risco de morte.

Essa continua sendo a história deste homem, que continua em plena atividade, e realiza com maestria tudo o que se propõe a fazer.

Inspira amor, solidariedade e compreensão, cumprindo com dedicação e disciplina tudo o que ele e dona Léa Nunes idealizaram juntos quando se casaram e constituíram sua família.

Este é Tito Costa: inteligente, culto, gentil, eficiente, e disposto a ensinar aos mais novos a ser na vida pública e na advocacia o que ele sempre foi e continua sendo: um autêntico “fazedor”.

Tunico Vieira

Tunico Vieira é professor da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo