Treino Olímpico

Na última terça-feira, saí para correr um pouco e encontrei um amigo de juventude: o mesatenista Hugo Hoyama.

Corremos juntos por quase uma hora, e entre o treino e conversa, revivi uma história saudosa do tempo em que éramos jovens, e conheci Hugo por meio de um amigo em comum e muito especial para mim, o Tomas Marui.

Naquela época, era natural que as famílias colocassem os filhos para praticar um esporte. Cada um de nós seguiu, assim, seu gosto por uma determinada modalidade esportiva. Fui para a natação.

Hoyama, é claro, seguiu o tênis. Na verdade, sua escolha aconteceu bem antes: começou a praticar o tênis de mesa aos 7 anos, e venceu seu primeiro torneio aos 10.

Aos 17 anos, foi convocado pela primeira vez para integrar a seleção brasileira.

Hoje, após 35 anos de carreira, se prepara para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres – sua sexta participação em Olimpíadas.

Incrível! Aos 43 anos de idade, este sãobernardense de descendência japonesa mantém um ritmo constante em treinos diários. Força, resistência, disciplina, vontade de participar e de dar seu melhor para representar o povo brasileiro.

E em cada participação, a materialização do sonho de muitos que, quando jovens, tinham a vontade de seguir e se profissionalizar em um esporte. Como eu e o Tomas Marui…

Bem, fui estudar Direito e o Tomas, Administração. E a única vez que compartilhamos um “pódio” foi no casamento do Tomas, em que eu e o Hugo fomos os padrinhos!

Foi ótimo encontrá-lo assim, com a mesma disciplina, dedicação e vontade, ainda mais no esporte, que exige tanto físico quanto psicologicamente do atleta.

Em entrevistas, Hoyama tem dito que, depois dos Jogos em Londres, pretende se dedicar ao recém-criado Instituto Hugo Hoyama, cuja missão é promover o tênis de mesa como esporte, contribuindo para a qualidade educacional, cultural e de vida de crianças e jovens.

Mas quando lhe perguntei se esta seria a última participação em Jogos Olímpicos, ele respondeu: Acho que sim.

Acho?!! Haja fôlego! Pois de Hugo Hoyama, eu não duvido…

Tunico Vieira

Tunico Vieira é professor-mestre da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo