Um exemplo de dedicação à nossa São Bernardo
Na manhã do último dia 15, a Sociedade Cultural Brasilitália realizou, em São Bernardo do Campo, uma solenidade de comemoração pelos 37 anos da inauguração do Monumento Centenário da Imigração Italiana em nossa cidade.
Este monumento foi instalado em 1975, na Praça Brasil, no Centro, por iniciativa do então prefeito Geraldo Faria Rodrigues.
Mineiro de alma sãobernardense, Geraldo chegou a São Bernardo no início dos anos 40, tendo seu pai e ele próprio trabalhado na construção da Via Anchieta.
Na adolescência, paralelamente aos estudos em Contabilidade, foi office-boy, cobrador de ônibus e garçom.
Posteriormente, trabalhou para a Companhia Cinematográfica Vera Cruz e, mais tarde, na empresa de implementos agrícolas Caterpillar Brasil – S/A.
Tornou-se, então, o primeiro brasileiro a ocupar um cargo de direção e o mais jovem executivo dessa multinacional, emprego que lhe permitiu realizar ainda o curso de Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.
Iniciou na vida pública como vereador em 1956. Foi membro do Legislativo durante 13 anos de mandato.
De 1969 a 1972, foi vice-prefeito, e elegeu-se prefeito para o período 1973-1976.
Sua gestão ficou marcada pela tentativa de descentralização administrativa através da criação de empresas de economia mista, desativadas posteriormente.
Construiu importantes obras, como os centros recreativos, esportivos e culturais, chamados de Crec. Implantou o jornal oficial Notícias do Município, a Banda Sinfônica Municipal, postos de saúde e creches.
Ao término do mandato de prefeito, foi designado Diretor de Relações do Trabalho da Secretaria Estadual do Trabalho; presidente estadual do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) e presidente da Empresa de Transportes Coletivos de São Bernardo do Campo.
Morreu, aos 75 anos, em dezembro de 2005.
Por tanta dedicação, Geraldo Faria Rodrigues foi distinguido com títulos, honrarias e condecorações, como o Centro Esportivo “Prefeito Geraldo Faria Rodrigues”, no Baeta Neves, bairro onde morava e era tão querido.
Também eu tive a honra de homenagear, com o título de cidadão sãobernardense, este homem que foi um belíssimo exemplo de dedicação à nossa querida São Bernardo!
Tunico Vieira
Tunico Vieira é professor-mestre da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo