Voluntariado: doação organizada

Quando se fala em trabalho voluntário, logo vem à mente ações assistencialistas, de ajuda humanitária em momentos de catástrofes, ou de apoio aos desamparados, como moradores de rua, órfãos e idosos.

Mas ao contrário do que possa parecer, o voluntariado é exercido hoje de uma forma organizada, e muitas vezes necessita de especialização. Instituições de todo tipo, como hospitais, clínicas, escolas etc., precisam do auxílio de profissionais formados em várias áreas.

Segundo a definição das Nações Unidas, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades de bem estar social (…)”.

É uma “profissão” de prestígio, pois o voluntário ajuda quem precisa contribuindo para um mundo mais justo e solidário.

Ao analisar os motivos que mobilizam em direção ao trabalho voluntário, encontram-se dois componentes fundamentais: o pessoal, doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática; e o social, a tomada de consciência dos problemas da coletividade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa.

O trabalho voluntário tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações não-governamentais, componentes do Terceiro Setor. É graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm suprido o fraco ou a falta de investimento governamental em áreas como educação, saúde e lazer.

Existem diversas organizações que se utilizam do trabalho voluntário de milhares de pessoas, não só no Brasil como em todo o mundo, como Cruz Vermelha, Rotary Internacional, Médicos Sem Fronteiras, e o Serviço Voluntário Internacional do Brasil que tem ramificações em vários países, e desde 1920 promove o intercâmbio de serviços voluntários.

A Internet tem contribuído muito para a expansão de ações voluntárias. Em sites especializados, é possível encontrar o tipo de ajuda necessária, a duração semanal demandada e a área em que a pessoa deve atuar ou ter conhecimentos. Assim, cada um pode ajudar na medida de seu tempo e de suas habilidades. É só clicar e mãos à obra!

Tunico Vieira

Tunico Vieira é professor-mestre da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo