PMDB investe em formação política
Nesta semana, participei da aula inaugural do Curso de Formação Política para os 55 pré-candidatos a vereador do PMDB às próximas eleições, elaborado pela executiva do partido.
O curso, realizado em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães, tem como objetivo preparar os futuros agentes políticos para os desafios que irão enfrentar na Câmara Municipal.
Esta é uma ideia que tenho defendido muito, não apenas para os integrantes de meu partido, mas a todos que pretendem ingressar na vida pública.
Prova disso é a elaboração de um projeto de lei já protocolado na Câmara, que versa sobre a necessidade de haver um curso preparatório para todo inicio de legislatura, explicando o funcionamento da Casa e uniformizando a ação de cada um.
Infelizmente, o ingresso na vida pública tem se dado mais por popularidade do que por formação política e jurídica. Ainda é grande a distância entre ser eleito e assumir com segurança e competência.
E já que ninguém procura um médico, advogado ou qualquer outro profissional sem formação, os candidatos à vereança também devem estar preparados e agregar conteúdo à suas ações. Por isso, a formação não se encerra por aí: ela deve ser continuada.
Neste curso de iniciação proposto pelo PMDB, teremos 24 horas/aulas, divididas em oito encontros, que devem terminar em junho. Serão abordados temas como Política e Democracia Poderes da República, Organização do Estado Brasileiro, Princípios da Administração Pública, Papel e funções do Legislativo e Executivo Municipal, Finanças Públicas do Brasil, entre outros.
Acredito que ser candidato hoje é relativamente simples, pois há vagas em todos os partidos. Mas é preciso ter capacidade para desempenhar as funções.
Esta sempre foi uma preocupação minha, e sinto-me na obrigação de transferi-la também para as pessoas que estão começando. Não apenas no PMDB, mas em todas as siglas.
Tunico Vieira
Tunico Vieira é professor-mestre da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo