Aprendendo com a União Europeia: economia ecológica

Peço permissão para continuar neste espaço as minhas reflexões sobre a recente viagem ao Parlamento Europeu, onde tive a oportunidade de aprender um pouco mais sobre os governos dessa região.

Uma das grandes lições que podemos aprender com os países da Europa é justamente em relação aos erros cometidos por eles durante alguns anos.

A vida é assim: os mais velhos acertam, erram e mostram os melhores caminhos para os jovens.

Durante parte da história os europeus cresceram como os conhecimentos e tecnologias da época permitiam. Nem sempre isso era feito de maneira sustentável.

Hoje eles sofrem, com o resto do mundo, para correr atrás do prejuízo. Lutam para diminuir a poluição nas cidades e buscam formas de emitirem menos gases no ambiente. Inclusive correndo atrás de combustíveis alternativos.

A União Européia fixou objetivos rigorosos para os seus países como, por exemplo, aumentar a produção de eletricidade a partir de energias renováveis, além de utilizar biocombustíveis sustentáveis no lugar de gasolina e gás.

As ecoindústrias européias já representam um segmento significativo e em rápido crescimento da economia da UE. Já são 2,1% do Produto Interno Bruto do bloco. O crescimento desse setor é de 5% ao ano.

Pode ser uma estreita saída para a crise atual do bloco, onde 22% dos jovens entre 15 e 24 anos estão desempregados. Novas soluções precisam ser encontradas rapidamente para controlar os gastos públicos, como nos casos da Grécia, Espanha e Itália, para dessa forma fazer novamente a União Européia crescer.

Nós somos um país jovem, com nossos pouco mais de 500 anos. Temos a oportunidade de crescer em direção ao primeiro mundo com o privilégio de escolher caminhos sustentáveis. Algo que os nossos irmãos europeus não puderam fazer.

Temos recursos da natureza, tecnologia, mão-de-obra e muito mais. Mas temos que investir na nova geração, na preparação dela, na educação em todos os sentidos.

As pessoas vivem nas cidades e nelas buscam oportunidades. Cabe aos governos investirem no crescimento planejado e sustentável.

Tunico Vieira

Tunico Vieira é professor-mestre da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo