São Bernardo – história monumental
São Bernardo do Campo tem 457 anos de história. Isso pode surpreender aqueles que olham para a nossa cidade e enxergam apenas as modernas fábricas, as grandes avenidas, a via Anchieta.
O que poucos dos 756 mil habitantes sabem é que temos aqui um rico patrimônio histórico, provavelmente, bem perto dos seus caminhos diários. Uma parte deles tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo, o COMPAHC.
Que tal conhecer a Câmara de Cultura Antonino Assumpção? Construída provavelmente em 1890, foi ocupada pela primeira Câmara Municipal da antiga São Bernardo, que envolvia todo o atual ABC.
A capela de Santa Filomena é outro local interessante. A construção da capela coincide com a chegada dos primeiros imigrantes italianos à cidade. Originariamente construída em pau-a-pique, foi erguida em 1881 na antiga Estrada Geral de Santos – hoje Rua Marechal Deodoro.
No Painel da Fonte Água Mineral, azulejado, de valor artístico e histórico remanescente da época da construção das instalações da Água Mineral de São Bernardo, você descobre um ponto de encontro da população. Tornou-se, desde a década de 1940, uma das mais conhecidas bicas da cidade.
Já a Calçada do Lorena é um passeio diferente. Foi um dos caminhos abertos no final do século XVIII para se chegar ao porto de Santos. Foi calçada por pedras em 1790. Uma das mais importantes viagens realizadas por essa via ocorreu em 1822, uma vez que por ela o Príncipe-Regente D. Pedro subiu a serra em direção a São Paulo, vindo a proclamar, em 7 de setembro, a independência do Brasil.
Há muitos outros pontos que valem uma visita, como a Chácara Silvestre, a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, no Centro, e a de São Bartolomeu, no Parque Municipal Estoril. Todos deveriam aproveitar um momento livre para conhecer um pouco da história erguida nos monumentos da nossa querida São Bernardo.
Tunico Vieira
Tunico Vieira é professor da Universidade Metodista, advogado e vereador em São Bernardo do Campo